top of page

PALAVRA DOS TUTORES

TUTORA ATUAL

 “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire)

​

 

      É nesta certeza que, desde novembro de 2014, assumi a missão de ser tutora do Programa de Educação Tutorial PET/ENFERMAGEM; que desde 1991 vem construindo sua história, desempenhando um importante papel junto à UNIFAL-MG e ampliando as perspectivas na formação do enfermeiro. Portanto, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial, o trabalho desenvolvido pelo grupo tem como base a mediação pedagógica da Enfermagem, com o aluno como sujeito central da educação, de forma que contribua na sua formação pessoal e acadêmica e amplie a sua visão de mundo.

 

​

Profa. Dra .Erika de Cássia Lopes Chaves

Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem

Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Escola de Enfermagem

TUTORES EGRESSOS

           Participar do PET/Enfermagem foi uma experiência singular de aprendizado, e desconstrução do método tradicional de ensino. Me fez refletir sobre a minha postura como professor e profissional responsável pela formação acadêmica e o compromisso de preparar para o exercício profissional de pessoas com visão crítica, ética compromissada com valores sociais e espirituais que terão a responsabilidade de cuidar de forma competente do outro.

          A participação da segunda turma de petianos que ingressaram no então Programa Especial de Treinamento - PET/Enfermagem em 1992 possibilitou cumprir todos os objetivos e pressupostos do Programa, com uma formação profissional ampla e promissora. Uma parte significativa da minha trajetória profissional é fruto do processo ensino aprendizagem adquirido durante os anos de participação no PET.                     Assim, a motivação para ser um tutor foi a possibilidade de ser um agente colaborador na mediação pedagógica e formação de futuros profissionais do cuidado com uma visão de mundo mais crítica, com um repensar dos valores espirituais e principalmente do seu papel social.

         A experiência da Educação Tutorial está permeada de grandes desafios. Inicia-se com o desafio de transcender o processo linear de ensino aprendizagem tradicional de transmissão de saber. O cotidiano de uma relação interpessoal efetiva com um profícuo trabalho em equipe são aspectos desafiadores em um processo de educação tutorial. Outro ponto a destacar é o estímulo para uma relação dialógica entre os petianos e os demais alunos da graduação no intuito de que os petianos não sejam vistos como um “Grupo de Elite” e sim que contribuam também para uma perspectiva educacional mais ampla e que possam impactar no Projeto Político e Pedagógico do curso em formação.

            Ser tutor do PET – Enfermagem foi uma experiência singular e dialógica no processo ensino aprendizagem.

 

 

Prof. Dr. Denis da Silva Moreira

Tutor do PET – Enfermagem de 2010 a 2014

Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG

Escola de Enfermagem

          O PET – Enfermagem foi para mim uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Em minha tutoria tive o desafio de dar continuidade ao trabalho da tutora que me antecedeu para cumprir as finalidades do programa; motivar os petianos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e o trabalho em equipe e cumprir as atividades propostas sem nenhum incentivo financeiro, por longo período de tempo. 

​

              Ser tutora é enfrentar desafios para a formação de um cidadão ético, político e comprometido com a realidade social.

 

Profª. Drª. Eliza Maria Rezende Dázio

Tutora do PET – Enfermagem de 2001 a 2005

Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL - MG

Escola de Enfermagem

       O PET – Enfermagem foi um grande aprendizado por meio de compartilhamento de responsabilidades científicas, sócio-culturais entre tutor e bolsistas.

​

        A oportunidade de conduzir e direcionar os estudantes no desenvolvimento e fortalecimento da cidadania me motivou a ser uma tutora e meu maior desafio foi o de promover a integração dos grupos PET na IES/Universidade.

​

        A tutoria do PET – Enfermagem mostrou a importância da interação, acolhimento e vínculo entre o tutor e os bolsistas no saber e fazer na Enfermagem. É uma força propulsora para a legitimação social da Enfermagem. 

 

Profª. Drª. Sueli Leiko Takamatsu Goyatá

Tutora do PET – Enfermagem de 1999 a 2001

Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG

Escola de Enfermagem

           O PET – Enfermagem foi criado em 1991 por meio de um projeto apresentado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e elabora sob a coordenação da professora Carmem Lúcia Gomes.

 

           Na época o maior desafio foi o desenvolvimento de pesquisas científicas, pois nesse período a maioria os docentes do departamento de enfermagem não tinha formação em pós – graduação stricto sensu.

​

           O PET foi uma experiência muito importante, em especial por trabalhar com a integração entre os três pilares da educação que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Também por possibilitar uma experiência de tutoria e de verificar as possibilidades que os alunos do grupo conseguem alcançar com a participação no programa.

​

           Ser tutor do PET – Enfermagem é ser um orientador que deve observar e mostrar possibilidades.

 

Profª. Drª. Lana Ermelinda da Silva dos Santos

Tutora do PET – Enfermagem de 1991 a 1998/ 2006 a 2010

Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL - MG

Escola de Enfermagem

bottom of page