Google imagens
Coronavírus é uma doença causada por um vírus que provoca infecções respiratórias, que recebeu esse nome por se parecer com uma coroa; foi descoberto em 2019 na China. A partir do momento que uma pessoa é infectada, pode demorar de 2 a 14 dias para o aparecimento de sinais e sintomas da doença (BRASIL, 2020).
A transmissão pode ocorrer através do ar, por tosse, espirro e gotículas de saliva ou por contato pessoal próximo com pessoa contaminada, como toque ou aperto de mão. A doença pode ocorrer mesmo sem o aparecimento dos sintomas, sendo que ainda não se sabe até quando permanece contagiosa (BRASIL, 2020).
Os sinais e sintomas do coronavírus são semelhantes a um resfriado, como febre, tosse e dificuldade para respirar, podendo levar à pneumonias. No entanto, ainda são necessários mais estudos para definir melhor os sintomas (BRASIL, 2020).
De acordo com o Ministério da Saúde (2020), há alguns cuidados básicos para reduzir a chance de se contaminar. Entre as medidas estão:
● Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool;
● Evitar tocar nos olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos;
● Evitar proximidade com pessoas doentes;
● Ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com um lenço de papel;
● Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Ainda não existe tratamento específico para o coronavírus, mas é indicado repouso e consumo de água, além de uso de medicamento para dor e febre, de acordo com prescrição médica. Pode-se utilizar umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é indicado procurar ajuda médica imediatamente para confirmar a infecção e iniciar o tratamento dos sintomas (BRASIL, 2020).
Por: Marina Lefol Nani Carvalho e Paloma Elisama de Oliveira
Referência:
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus: saiba o que é, como tratar, se prevenir e últimas notícias. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus. Acesso em: 04 de março de 2020.
Comments