No mês de Agosto, o projeto ACOEXA - Adquirindo Conhecimentos com a Extensão Acadêmica - do Pet Enfermagem da UNIFAL-MG trará depoimentos reais de situações de bullying e intolerância vivenciadas por pessoas diferentes. Escolhemos manter o anonimato para preservar a identidade daqueles que contribuíram com o nosso projeto.
Temos o foco de mostrar que alguns absurdos ainda ocorrem e conscientizar a todos através dos depoimentos aqui prestados. Que o amanhã possa ser livre de toda e qualquer intolerância!
Depoimento completo:
ALERTA DE GATILHO
Autor do sexo masculino, idade entre 20 e 30 anos.
“Minha primeira graduação foi em uma universidade particular e com predomínio de homens na maioria dos cursos. Era comum, diariamente, ouvir comentários lgbtfóbicos pelos corredores ou presenciar “brincadeiras de mal gosto”, até o dia que aconteceu comigo. Era uma sexta-feira à noite, matei algumas aulas para comemorar as notas de uma matéria no bar próximo a universidade e levei minhas amigas embora. Ao retornar para a universidade vi cinco meninos agredindo um outro por sua orientação sexual e, num instante de impulsividade, resolvi intervir para ajudar. Ao ver a chance de correr, o menino que estava sendo agredido fugiu e eu fiquei cercado pelos cinco, que começaram com agressão verbal. Mas logo começaram os socos e chutes, enquanto eu estava caído no chão tentando proteger minha cabeça, eles cuspiam em mim e me batiam com ripas de madeira que estavam na rua. Só pararam quando eu já estava sangrando e sem forças para continuar gritando ajuda. O mais revoltante foi ver pessoas passando na rua e ignorando enquanto eu gritava por socorro, e é o que na maioria das vezes acontece. Por muitos anos me senti culpado pela situação, mas aprendi que “a verdadeira violência é aquela que fazemos com nós mesmos, quando temos medo de ser quem realmente somos” e apesar das cicatrizes, cotidianamente sinto orgulho de quem sou”.
Selecionamos um vídeo de um experimento social do programa espanhol ‘‘Gente Maravilhosa’’ (Canal Sur TV) para exemplificar um caso de homofobia, e mostrar que podemos fazer a diferença.
Material elaborado por Brenda Domingues, Jonas Dias e Savana Oliveira.
Comments