top of page

Estratégias e dimensões da qualidade de vida



Refletir sobre a qualidade de vida é algo recente e essencial para que o ser humano compreenda quais as suas limitações e seus anseios diante de uma rotina desfavoravelmente corrida. A qualidade de vida diz respeito à aspectos que estão intrinsecamente relacionados com o bem-estar físico, psicológico, social e espiritual do indivíduo. Pode-se dizer, então, que a qualidade de vida possui dois planos conceituais: a subjetividade e a multidimensionalidade, isto é, a situação de cada indivíduo diante de múltiplas dimensões que integram sua existência (FIORIN et al, 2019). Sendo assim, cada indivíduo tem sua prioridade. Alguns exemplos são constituir família, possuir um imóvel, ter uma carreira de sucesso, estar em união com o seu próximo, realizar a viagem dos sonhos, ter uma vida financeira tranquila, entre outras perspectivas.


A Organização Mundial da Saúde conceitua qualidade de vida como a percepção do indivíduo sobre sua inserção na vida, seja no âmbito cultural ou nos sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (WHO, 1995). Mas, para se obter a qualidade de vida, é preciso redefinir sua rotina e buscar por práticas saudáveis, como as listadas a seguir:


1- Vida saudável: estabelecer rotina de exercícios diários, evitar bebidas alcoólicas, não fumar, dar preferência a alimentos naturais e saudáveis, resolver seus problemas de forma racional evitando que interfira no seu modo de ser, dormir 8 horas por noite e cultivar o bom humor;

2- Trabalho e profissão: elabore um cronograma semanal com as atividades que devem ser cumpridas, mantenha o ambiente de trabalho sempre limpo, organizado e bem ventilado, se programe para folgas e férias, realize práticas de relaxamento quando se sentir tenso ou desanimado com seus afazeres;

3- Lazer: destine um tempo no seu cronograma semanal para curtir músicas, danças, festas, reuniões entre amigos, para cozinhar e acima de tudo para se cuidar. Faça caminhadas e aproveite o momento para se expor ao sol, mas lembre-se de se proteger dos raios solares, utilizando protetor solar e até mesmo chapéus e bonés.


Para conquistar a qualidade de vida é preciso repensar escolhas e se empenhar nas mudanças, sempre objetivando integrar todas as dimensões diante de uma visão holística e humanizada!


Produzido por: Geovanna Maria Isidoro, acadêmica do 7° período de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG, PETiana desde 2019.

Referências:

FIORIN, B. H., et al. Adaptação Transcultural de Instrumentos em Qualidade de Vida: Uma Revisão Sistemática do Método. Revista CPAQV, v. 11, n. 1, p. 2, 2019.

The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. WHO. Soc Sci Med, v. 41, n. 10, p. 1403-1409, 1995.

1.269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page