MUSICOTERAPIA
A musicoterapia é um método terapêutico que utiliza músicas indicadas para auxiliar no tratamento de condições de saúde, pois possui diversos benefícios como melhorar o humor, concentração, memória, movimentos e o raciocínio lógico.
A musicoterapia é uma boa opção para crianças se desenvolverem melhor, tendo uma maior capacidade de aprendizagem mas também pode ser usada em empresas ou como opção de crescimento pessoal, sendo oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), e deve ser feita com orientação do psicólogo ou médico especialista em musicoterapia, de forma individualizada de acordo com a condição a ser tratada.
Para que serve?
Como dito anteriormente, a musicoterapia é indicada para auxiliar no tratamento de algumas condições de saúde, e aqui vamos citar algumas delas:
Alzheimer; Doença de Parkinson; Esclerose múltipla; Transtorno do espectro autista; Ansiedade; Depressão; Estresse pós traumático; Estresse antes ou após cirurgias ou procedimentos médicos; Impulsividade; Dor crônica; Dor pós cirúrgica; Dor de cabeça; Dor durante o trabalho de parto; Pressão alta; Diabetes; Doença arterial coronariana; AVC; Insônia; Uso abusivo de substâncias; Transtorno obsessivo compulsivo (TOC); Esquizofrenia; Náuseas, causadas pelo tratamento do câncer.
Além disso, a musicoterapia pode ser indicada para melhorar a dificuldade de fala e comunicação não verbal, ou problemas de movimento ou coordenação motora, por exemplo.
Como funciona?
A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade, além de aumentar a produção de endorfina, que é uma substância naturalmente produzida pelo corpo, que gera sensação de prazer. Isso acontece porque o cérebro responde de forma natural quando ouve uma canção, e mais do que lembranças, a música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável.
Além disso, a música estimula diferentes áreas do cérebro responsáveis pela memória, movimentos, linguagem, tomadas de decisão e recompensa, e influência na transmissão de sinais químicos e impulsos elétricos no cérebro e no corpo.
A musicoterapia também ajuda a reduzir os níveis de cortisol no corpo, que é o hormônio relacionado ao estresse.
Como é feita?
A musicoterapia pode ser feita de forma individual ou em grupo, com a pessoa somente escutando música ou tocando algum instrumento, juntamente com o musicoterapeuta, ou explicando ao terapeuta as sensações, pensamentos, memórias e sentimentos ao escutar uma música.
Outra forma de fazer musicoterapia é dançando, cantando, realizando exercícios vocais ou aprendendo técnicas de respiração, que ajudam a expressar e melhorar as emoções, e a controlar a impulsividade.
TERAPIA DE FLORAIS
Os florais de Bach são uma terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, que se baseia no uso de essências florais medicinais para devolver o equilíbrio entre mente e corpo, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura.
A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a expulsar emoções negativas do corpo, como medo, ódio, preocupação e indecisão.
Os florais de Bach devem ser utilizados como complemento ao tratamento médico convencional e não devem substituir as orientações do médico, especialmente se estiverem sendo utilizados sem supervisão de um terapeuta floral.
Em 2018, a Portaria Nº 702 incorporou à PNPIC, dentre outras, a terapia de florais. A mesma portaria, ainda, define essa terapia como “uma prática complementar e não medicamentosa que, por meio dos vários sistemas de essências florais, modifica certos estados vibratórios auxiliando a equilibrar e harmonizar o indivíduo”. Além disso, enfatiza que o floral “não é fitoterápico, não é fragrância, não é homeopatia, não é droga” e que não interfere em outros métodos terapêuticos ou medicamentos, mas os potencializa.
Como funciona?
Segundo o criador dos florais de Bach, Dr. Edward Bach, o estado de espírito e as emoções têm um papel fundamental no aparecimento e na cura de diferentes problemas de saúde. Ou seja, quando alguém está sentindo emoções negativas, como medo, raiva ou insegurança, por exemplo, é fácil que o equilíbrio entre sua mente e corpo se perca, podendo levar ao surgimento de doenças.
Assim, o objetivo dos florais de Bach passa por restaurar esse equilíbrio, ajudando a pessoa a aceitar e trabalhar suas emoções. Por exemplo, quando alguém sente medo, deve trabalhar a coragem, já quem sente muito estresse deve melhorar sua capacidade para relaxar, de forma a que o corpo e a mente consigam estar novamente em sintonia, evitando e combatendo diferentes tipos de problemas de saúde.
Como usar?
- Existem 3 principais tipos de métodos para utilizar os florais de Bach:
1. Diluição num copo de água: Este método consiste em diluir 2 gotas de cada essência floral indicada pelo terapeuta num copo de água e, depois, ir bebendo ao longo do dia ou, pelo menos, 4 vezes ao dia. Caso não se beba o copo inteiro num dia, é possível guardar na geladeira para consumir no dia seguinte.
Este método é mais utilizado para tratamentos curtos.
2. Diluição num frasco conta-gotas: Colocar 2 gotas de cada floral de Bach indicado pelo terapeuta no interior de um conta gotas de 30 mL e, em seguida, preencher o restante espaço com água filtrada. Depois, deve-se beber 4 gotas da mistura, pelo menos, 4 vezes ao dia. O frasco conta-gotas pode ser guardado na geladeira até 3 semanas.
Este método é mais usado por quem precisa fazer um tratamento mais longo, pois ajuda a diminuir o desperdício da essência floral.
3. Colocar diretamente na língua: Este é o método que pode ser mais difícil para quem está começando a usar os florais, pois os florais não são diluídos, possuindo um sabor muito intenso. Neste método, as gotas do floral devem ser pingadas diretamente na língua, ou seja, 2 gotas, sempre que necessário.
GEOTERAPIA
A geoterapia, também conhecida como envolvimento com argila ou cataplasma de argila, é uma técnica de medicina alternativa que utiliza argila quente para diminuir dores musculares e tensões. Esta terapia funciona não apenas pelo calor da argila quente, mas também devido às propriedades anti-inflamatórias do material, que ajuda a eliminar a causa da dor.
A palavra Geoterapia é resultante da composição de outras duas palavras de origem grega: Geo e terapia.
Geo = terra, barro, lama.
Terapia = tratamento que tem certo princípio, meio ou fundamento.
É uma prática natural, que se utiliza dos efeitos terapêuticos da argila, sendo indicado na prevenção de doenças ou tratamento complementar à saúde.
Algumas situações em que o cataplasma de argila pode ser útil são dor nas costas, dor nas pernas, para relaxar, após uma contratura muscular ou para facilitar o alongamento. No entanto, o envolvimento com argila é contraindicado em caso de tendinite, ferida na pele, pancada recente, com menos de 48 horas e varizes.
Como é feito?
Embora a geoterapia seja uma técnica que pode ser feita em algumas clínicas, ela também pode ser usada em casa, especialmente para relaxar. Para preparar um envolvimento com argila deve-se comprar 1 pacote de 1 kg de argila verde medicinal, em farmácias ou lojas de produtos naturais, e misturar com água morna, até que fique uma mistura homogênea. A seguir deve-se espalhar a argila na região do pescoço e costas, e cobrir com um plástico filme ou saco plástico para manter o calor por mais tempo.
É aconselhado manter este envolvimento com argila por 20 a 30 minutos, e para retirar basta lavar a região com água em temperatura ambiente. Quem possui a pele seca deve aplicar creme hidratante na região porque a argila tende a ressecar a pele.
No entanto, para problemas crônicos e dores mais fortes, é sempre aconselhado fazer o tratamento com um profissional especializado na área, que irá avaliar a situação e recomendar a melhor forma de tratamento.
Quais são os benefícios?
Os principais benefícios da geoterapia, que são conferidos pelo cataplasma de argila medicinal são: promover a circulação no local da aplicação, por esquentar a região; Eliminar toxinas por aumento da temperatura local, circulação sanguínea local e promoção da sudorese; Alívio de dores crônicas, ajudando especialmente no tratamento contra artrite e contraturas musculares; Combater a acne inflamatória (nesse caso deve-se usar argila fria e sob orientação de um profissional); Clarear as sardas, quando é usada argila branca; Combater as dor nos ossos; Combater as dores de origem inflamatória.
A geoterapia é muito benéfica para saúde devido às seguintes ações terapêuticas que a argila medicinal parece apresentar: antisséptica, analgésica, desintoxicante, mineralizante, equilibradora térmica e energética, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante.
Referências
Bach E. Os remédios florais do Dr. Bach, – Cura-te a ti Mesmo. São Paulo: Pensamento; 1990.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 702, de 21 de março de 2018. Altera a Portaria de consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC. Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 de março de 2023.
BONTEMPO, M. Medicina Natural. São Paulo: Nova Cultural, 2000. CLAUDINO, H. Argila medicinal. Editora: Elevação, 2010.
CHANG, Y. S.; et al. The efficacy of music therapy for people with dementia: A meta-analysis of randomised controlled trials. J Clin Nurs. 24. 23-24; 3425-40, 2015.
DIANA KOORNSTRA. Bach Flower Remedies for children. Disponível em: <https://bachbloesemremediesvoorkinderen.nl/wp-content/uploads/2018/03/Bach-Flower-Remedies-for-children-by-Diana-Koornstra-2018.pdf>. Acesso em 21 março 2023.
DUNBAR, R. I. M.; et al. Performance of music elevates pain threshold and positive affect: Implications for the evolutionary function of music. Evol Psychol. 10. 4; 147470491201000420, 2012.
MEDEIROS, G.M.S. Geoterapia: teorias e mecanismos de ação – um manual teórico e prático. Tubarão: Unisul, 2007.
Pinheiro, M. Geoterapia: o que é, benefícios e como é feita. Medicina alternativa, Tua saúde, 2019. Disponível em: https://www.tuasaude.com/envolvimento-com-argila-para-as-dores/
MEDEIROS, G.M.S. O Poder da argila medicinal. Edição 2013 .
RAGLIO, A.; et al. Effects of music and music therapy on mood in neurological patients. World J Psychiatry. 5. 1; 68-78, 2015
RODDIS, J. K.; TANNER, M. Music therapy for depression. Res Nurs Health. 43. 1; 134-136, 2020
THE ORIGINAL BACH FLOWER REMEDIES. FAQ - Original Bach Flower Remedies. Disponível em: <http://www.bachflower.com/faq-bach-flower-remedies-rescue/#q2>. Acesso em 21 março 2023.
TRIMMER, C.; et al. Cognitive behavioural therapy-based music (CBT-music) group for symptoms of anxiety and depression. Can J Commun Ment Health. 35. 2; 83-87, 2016.
Comments