Você já deve ter visto o termo saúde mental, mas muitas pessoas confundem a sua definição, e para discutirmos um pouco sobre essa questão relacionada aos profissionais de saúde, é importante entendermos o seu conceito. Assim, saúde mental, trata-se da forma como uma determinada pessoa lida com as situações da vida e se adapta as suas emoções como, alegria/tristeza, amor, raiva, coragem, frustrações entre outras. É necessário considerar que ter saúde mental implica no bom convívio familiar, social e pessoal, na compreensão de si mesmo e dos outros, na capacidade de autocrítica, na aceitação dos problemas e nos prazeres da vida.
Atualmente, a população possui um estilo de vida que contempla extensa carga horária de trabalho. Dessa forma, o exercício profissional pode influenciar na saúde mental do trabalhador. Cada profissão possui uma característica própria, porém, quando consideramos profissionais da saúde, mesmo que se diferencie em médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta etc., alguns aspectos da atividade profissional são compartilhados. Esses profissionais estão sob constante pressão sendo expostos a situações de altas demandas físicas e psicológicas, condições precárias de trabalho e baixa remuneração em alguns casos, padrão de sono e vigília comprometidos, mais de um vínculo e processos de trabalho, aumento da carga de atividades somado ao déficit de pessoal e ao nível de dependência dos pacientes.
Vale ressaltar que o desgaste físico e mental gerado pelo trabalho no profissional de saúde, pode ocasionar o desequilíbrio emocional, facilitando o surgimento de doenças mentais produzindo desânimo, hipersensibilidade, emotividade, raiva, irritabilidade, ansiedade entre outros. Assim, a produtividade, o desempenho e a satisfação do trabalhador são comprometidos.
É de extrema importância que o profissional de saúde pratique o autocuidado relacionado à saúde mental, uma vez que esses indivíduos são indispensáveis no processo de cuidar, ou seja, caso eles não estejam bem, fica inviável o cuidado com o próximo. Com isso, aqui vai um importante recado aos profissionais de saúde: CUIDE DE VOCÊ! Separe um momento de descanso entre turnos de trabalho, atente-se para que a sua alimentação seja saudável, faça exercícios físicos quando possível, mantenha o contato com amigos e familiares, e por último mais não menos importante, procure apoio psicológico se necessário. O paradigma associado a problemas mentais de profissionais de saúde por serem pessoas que estão sempre prontos para oferecer assistência a indivíduos vulneráveis, não deve ser considerado. Vamos CUIDAR DE QUEM CUIDA!
Produzido por: Laura Soares Rodrigues Silva, acadêmica do 7° período de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG, PETiana desde 2019.
Referências:
OMS, 2020. Covid-19: OMS divulga guia com cuidados para saúde mental durante pandemia. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792>. Acesso em 08 mai. 2020.
MARTINS, L. A. N. Saúde Mental dos Profissionais de Saúde. Rev. Bras. Trab, Belo Horizonte. v. 1, n. 1, p. 56-68. Jul-Set .2003. Disponível em <https://www.rbmt.org.br/details/281/pt-BR/saude-mental-dos-profissionais-de-saude>.
FERNANDES, M. A.; SOARES, L. M. D.; SILVA, J.S. Transtornos mentais associados ao trabalho em profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa brasileira. Rev. Bras. Trab. v. 16, n. 2, p. 218-24. 2018. Disponível em < http://www.rbmt.org.br/details/318/pt-BR/transtornos-mentais-associados-ao-trabalho-em-profissionais-de-enfermagem--uma-revisao-integrativa-brasileira>.
ALBERT EINSTEIN. Saúde Mental. Disponível em: < https://www.einstein.br/saudemental>. Acesso em 08 mai. 2020.
Comments