Ruan Nilton Rodrigues Melo
Concluiu o curso de Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG no ano de 2019. Durante seu percurso acadêmico, o mesmo permaneceu por dois anos e meio no grupo PET Enfermagem. Atualmente é residente do Programa Multiprofissional em Oncologia do AC Camargo Câncer Center.
Para iniciar as homenagens ao grupo PET Enfermagem, que completa 30 anos em 2021, Ruan foi o primeiro convidado a prestar seu depoimento acerca do que o grupo representou em sua trajetória, assim como falar sobre as pesquisas desenvolvidas durante sua permanência no PET.
O que o PET significou pra você?
O PET representou pra mim um marco na minha graduação. A partir do momento que eu entrei no PET minha visão sobre a minha profissão mudou e o amadurecimento como acadêmico e como profissional foi constante. Então pra mim significou crescimento, amadurecimento e oportunidade de realizar atividades que em outros programas eu não teria.
O programa de educação tutorial tem por objetivo desenvolver suas atividades pautadas na tríade ensino, pesquisa e extensão. A respeito dessas atividades, o que o pilar "pesquisa" contribuiu para seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
Com a experiência que tive no PET no âmbito da pesquisa consegui aprender e realizar projetos de pesquisa de diferentes tipos de metodologia, além de pesquisa em grupo e isso me permitiu uma maior facilidade nos meus projetos de pesquisa que realizo hoje na minha pós graduação e ter uma visão mais ampliada para planejar o que pretendo desenvolver no mestrado. A área da pesquisa em enfermagem era algo completamente desconhecido pra mim e eu pude me aproximar e ter uma afinidade que eu não imaginava. Outra grande contribuição foi a facilidade para escrever projetos de pesquisa e de aprender a ler artigos da maneira adequada, isso contribui muito para minha prática clínica profissional pois consigo me manter atualizado com os principais estudos realizados na minha área.
Lattes do Ruan:
Commentaires