Dênis da Silva Moreira: Enfermeiro, Mestrado em Ciências Biológicas - Farmacologia pela Universidade Federal de Alfenas, Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde Pública e Pós-doutorado em Enfermagem pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica, ambos pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor Associado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas e responsável pela disciplina de Enfermagem Neonatal e Pediátrica. Coordenador do Centro Regional de Referência para Formação Permanente dos Profissionais que atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack e outras Drogas. Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET-Enfermagem entre os anos de 2010 a 2014. Líder do Grupo de Pesquisa " Atenção integral à Saúde da mulher, criança e adolescente (CNPq/UNIFAL-MG). Parecerista ad-hoc da Revista da Escola de Enfermagem da USP, Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Revista Mineira de Enfermagem, Revista Brasileira de Enfermagem e Revista Ciência - Cuidado e Saúde. Desenvolve trabalhos na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal e Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, medicamentos, saúde da criança e adolescente, hospitalização e doença crônica.
O PETiano egresso Dênis, contribuiu com a nossa comemoração de 30 anos do PET Enfermagem, compartilhando sua experiência com o grupo:
1) O que o PET significou pra você?
O PET Enfermagem foi uma experiência singular de aprendizado, de trabalho em equipe e desconstrução do método tradicional de ensino. Cumprir os objetivos e pressupostos do Programa possibilitou uma formação acadêmica e profissional ampla e promissora. Uma parte significativa da minha trajetória profissional é fruto do processo ensino aprendizagem adquirido durante os anos de participação no Programa de Educação Tutorial.
2) O programa de educação tutorial tem por objetivo desenvolver suas atividades pautadas na tríade ensino, pesquisa e extensão. A respeito dessas atividades, o que o pilar "extensão" contribuiu para seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
A experiência da Educação Tutorial está permeada de grandes desafios. Dentre eles destaca-se o pilar extensão da tríade universitária a qual consiste em transcender o processo linear de ensino aprendizagem tradicional de transmissão de saber para a sociedade. As ações extensionistas durante a minha experiência no PET buscaram o estabelecimento de uma relação dialógica, uma troca de experiência entre o saber universitário e o saber da sociedade. Os conhecimentos adquiridos por meio do pilar ensino foram transformados em ações extensionista do tipo feiras de saúde, que proporcionaram reconhecer a realidade social de saúde da população em questão, aprofundar no conhecimento acadêmico, adequar as experiências vividas pela comunidade e contribuir para uma transformação no cuidado em saúde. As ações extensionista vividas no Programa também fortaleceram o meu olhar crítico social e humanizado na dimensão do cuidar durante toda a trajetória profissional.
Currículo Lattes do Dênis: http://lattes.cnpq.br/2853150341019532
Comments