Eliza Mara das Chagas Paiva
Enfermeira pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando nos seguinte temas: oncologia, Práticas Integrativas e Complementares e sexualidade. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/SESUMEC (PET-Enfermagem) de 06/2016 a 08/2019. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Processo Saúde Doença na Perspectiva Sociocultural - UNIFAL/MG e Centro Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Paliativos. Integrante da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UNIFAL-MG (LICP). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas, linha de pesquisa: O processo do cuidar em Enfermagem.
Para dar continuidade as homenagens ao grupo PET Enfermagem, que completa 30 anos em 2021, Eliza foi a segunda convidada a prestar seu depoimento acerca do que o grupo representou em sua trajetória, assim como falar sobre as pesquisas desenvolvidas durante sua permanência no PET.
O que o PET significou pra você?
O PET me possibilitou desenvolver trabalhos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, contribuindo não apenas para a minha formação acadêmica e profissional, mas também pessoal. Além disso, me proporcionou competências essenciais que eu esperava no início da graduação, como de trabalho em grupo, organização de eventos, oratória, capacidade de liderança e senso crítico. Essas habilidades aprendidas com o PET ainda hoje são muito importantes para mim.
O programa de educação tutorial tem por objetivo desenvolver suas atividades pautadas na tríade ensino, pesquisa e extensão. A respeito dessas atividades, o que o pilar "pesquisa" contribuiu para seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
No PET pude adquirir conhecimentos sobre pesquisas, os quais não eram abordados durante o curso de graduação. Para mim foi muito importante aprender a desenvolver pesquisas em grupo e integrar membros da pesquisa. Além disso, pude perceber a importância de desenvolver estudos de qualidade e bem delineados, que possam oferecer um retorno à comunidade cientifica e para a sociedade. As experiências com o PET foram muito importantes para minha inserção no mestrado e auxiliaram a definir minha área de interesse na pesquisa.
Outra experiência marcante sobre o pilar pesquisa foi a apresentação das Iniciações científicas dos petianos em seminários na universidade, envolvendo orientadores, outros professores e mestrandos como banca, o que nos prepara para as experiências futuras.
Lattes da Eliza:
http://lattes.cnpq.br/1607668441708929
Yorumlar