Fábio de Souza Terra possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2004), bolsista de Iniciação Científica do Programa de Educação Tutorial (PET/SESu - Enfermagem) pela Universidade Federal de Alfenas (2002 - 2004). Doutor em Ciências, Área Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2011). Mestre em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2007). Especialista em Meio Ambiente e Engenharia Sanitária pela Universidade José do Rosário Vellano (2017). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no curso de Graduação em Enfermagem, na Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado e Doutorado e nos Programas de Residências. Membro de Grupos de Pesquisa na UNIFAL-MG e EERP/USP. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Enfermagem Saúde Ambiental, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, Saúde Mental, Ansiedade, Depressão, Autoestima, Estresse, Álcool e outras drogas, e Epidemiologia.
O PETiano egresso Fábio, contribuiu com a nossa comemoração de 30 anos do PET Enfermagem, compartilhando sua experiência com o grupo:
1) O que o PET significou para você?
O PET foi de grande importância para a minha formação acadêmica e profissional durante os três anos que me dediquei a este Programa. A participação me proporcionou uma formação ampla e de qualidade, além de uma visão crítica, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão intra e multidisciplinares. Com certeza, essa formação foi de grande importância para a minha atuação profissional atual e carreira docente.
2) O programa de educação tutorial tem por objetivo desenvolver suas atividades pautadas na tríade ensino, pesquisa e extensão. A respeito dessas atividades, o que o pilar "extensão" contribuiu para seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
Ao participar do PET durante três anos da minha graduação, este Programa me possibilitou colocar em prática o conhecimento aprendido durante a graduação e ganhar experiência na carreira escolhida, enquanto é prestado um serviço à sociedade. Ao entrarmos em contato com as necessidades da sociedade, nós conseguimos relacioná-las ao curso para definirmos como o nosso conhecimento acadêmico poderá ser útil para resolvermos determinados problemas sociais. Com isso, percebo que a extensão foi de grande importância para minha formação profissional e como cidadão, sendo um espaço privilegiado de produção de conhecimentos e ambiente de prática acadêmica que também interliga a Universidade nas atividades de ensino e de pesquisa.
Currículo Lattes do Fábio: http://lattes.cnpq.br/3387057610555151
Comments