top of page

PET Enfermagem 30 anos - Depoimento Valéria Souza


Valéria Helena Salgado Souza

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-mg). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2013). Foi membro do grupo de pesquisa GIPE da Universidade Federal de Alfenas. Atuou como apoio técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi secretária acadêmica do NEMRES por 3 anos consecutivos. Foi Integrante do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem de 2010 a 2013. Aluna do curso de capacitação - CREFAL- da Universidade Federal de Alfenas. Professora adjunta na Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais - FACICA no período de 2017 a 2020.

Seguindo com as homenagens realizadas em comemoração ao aniversário de 30 anos do PET Enfermagem, a PETiana egressa, Valéria, é a terceira convidada a compartilhar seus relatos quanto ao significado do grupo PET e das pesquisas desenvolvidas pelo grupo em sua vida acadêmica e profissional.



O que o PET significou para você?

O PET foi um divisor de águas na minha vida. Embora eu tivesse dúvidas sobre o curso de enfermagem (e o meu futuro dentro da profissão), quando ingressei no PET, descobri que era possível amar a minha profissão e conseguir atuar de forma efetiva no meio acadêmico, contribuir com a ciência, além de ensinar, que sempre foi minha paixão.


O programa de educação tutorial tem por objetivo desenvolver suas atividades pautadas na tríade ensino, pesquisa e extensão. A respeito dessas atividades, o que o pilar "pesquisa" contribuiu para seu desenvolvimento acadêmico e profissional?

A pesquisa me forneceu subsídios para uma formação de excelência e me tornou uma profissional mais preparada para atuar no mercado de trabalho. O embasamento científico, pautado na prática baseada em evidências, reforça o nosso aprendizado, clareia nossas vivências e nos dá segurança enquanto profissional para atuação na prática. Além disso, a pesquisa reforça nossa visão de mundo, nos faz refletir sobre a nossa contribuição para a sociedade, e no meu caso, me fez questionar a contribuição que meus alunos poderiam oferecer, o que dá a sequência no ciclo da pesquisa, e a sua importância na formação de todas as profissões.


Lattes da Valéria:

http://lattes.cnpq.br/9758111975478985


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page