A pele é considerada o maior órgão do nosso corpo. Com a função de nos proteger contra agressões vindas de fora, é um grande revestimento contra fungos, bactérias, produtos químicos e físicos e até fatores do ambiente, como o sol. Por isso é tão importante ter um cuidado especial com ela, ainda mais no inverno que a umidade do ar abaixa e as temperaturas ficam mais frias, contribuindo para a diminuição da transpiração corporal, o que faz com que a pele fique mais seca. Nessa época também é comum tomar banhos mais quentes, que contribui para reduzir a oleosidade natural da pele, predispondo a lesões.
Para evitar que a pele fique ressecada, com irritações, descamando, com lesões ou que envelheça precocemente, é importante ter alguns cuidados:
Beber cerca de dois litros de água todos os dias para que a hidratação ocorra do lado de dentro é extremamente importante. O uso de cremes na pele do rosto e do corpo ajuda a manter a hidratação do lado de fora. Lembrando que existem cremes hidratantes específicos para cada tipo de pele.
Evitar ficar no sol por muito tempo para não ressecar a pele. O horário ideal para tomar sol é antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas da tarde, pois estimula a produção de vitamina D e evita que a pele sofra queimaduras.
Inserir na alimentação diária: frutas, verduras e alimentos ricos em fibras, pois eles ajudam a ‘segurar’ a água no organismo.
Não utilizar muito sabonete (quando usar, dar preferência para o sabão líquido) e nem esfregar a pele com muita força com a bucha, além de evitar os banhos muito quentes. Uma boa opção é tomar banho na parte da tarde, enquanto o sol ainda mantém a temperatura agradável para utilizar a água morna.
Não esquecer de hidratar também os lábios, que ficam muito secos no inverno.
Usar protetor solar todos os dias, mesmo que o dia esteja nublado.
* Dica especial para o uso de hidratantes: quando for utilizar o creme no corpo, passe logo após o banho, quando a pele ainda está úmida do vapor que fica no banheiro, pois isso permite que o creme penetre na pele e mantenha a hidratação mais profunda e por mais tempo.
Produzido por: Brenda Domingues Silva, integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem e acadêmica do 9° período de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.
Referências:
Fonte das imagens: Google Imagens
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Funções da pele. 2017. Disponível em:<
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/funcoes-da-pele/>. Acesso em: 03 Jun. 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cuidados com a pele no inverno. 2017. Disponível em:< https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/>. Acesso em: 02 Jun. 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cuidados diários com a pele. 2017. Disponível em:< https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: 03 Jun. 2020.
ความคิดเห็น