Olá, seja bem-vinda(o) a mais uma publicação do PET Enfermagem. O post de hoje faz parte do nosso projeto de extensão ACOEXA - Adquirindo Conhecimentos com a Extensão Acadêmica - que iniciou suas ações no ano de 2021.
Nesses meses de junho, julho e agosto, estamos abordando os temas preconceitos e intolerâncias, e queremos trazer esses assuntos que são pouco falados, mas muito importantes, para conscientizar e estimular a reflexão.
No post de hoje trouxemos várias indicações de filmes e séries que abordam os mais diversos tipos de preconceitos e intolerâncias, como por exemplo, a homofobia, preconceito racial, bullying, gordofobia, machismo e outros. Nele, colocamos algumas cenas principais e que causam mais impacto, e convidamos você para assistir e compartilhar conhecimentos com a gente. Bora? Esperamos que goste :)
A vida e história de Madam CJ Walker
A vida e história de madam CJ Walker é uma minissérie baseada em uma história real e aborda o assunto racismo. Conta a história de como uma afro-americana que vivendo em meados de 1910, em uma sociedade extremamente machista e racista, venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira milionária pelo próprio esforço.
Orações para Bobby
Com uma mãe extremamente religiosa, Bobby se vê em uma situação infeliz após sua mãe descobrir sua homosexualidade. Ela passa a levá-lo em terapias e cultos religiosos com o objetivo de curá-lo. Devido a toda pressão sofrida (social e familiar), Bobby acaba se suicidando. Após sua morte, Marry (mãe) passa a compreender melhor o mundo homosexual e passa a lutar por suas causas.
A voz do silêncio: Koe no Katachi
A voz do silêncio é um mangá japonês, que aborda a temática do bullying através de duas experiências bastante diferentes. A primeira delas é uma estudante surda que é transferida para uma nova escola no primário e acaba se tornando alvo de bullying. A segunda é o principal bully que se tornou o novo alvo após a saída de um amigo do colégio.
Meu nome é Rádio
Meu nome é rádio é um filme que aborda a questão do racismo e preconceito com deficientes intelectuais. Em uma cidade racialmente dividida dos EUA nos anos 1970, o treinador Jones encontra um estudante com dificuldades de aprendizagem chamado Rádio e é inspirado a fazer amizade com ele.
Moonlight - sob a luz do luar
O filme retrata a vida de um jovem negro, gay e pobre em Miami (EUA). A história retrata o bullying na infância, a descoberta de sua identidade na adolescência e o mundo crime.
Sense8:
A série conta a história de oito desconhecidos. Cada uma dessas pessoas é de uma cultura e país diferente. Em seu cotidiano, todos subitamente têm uma visão da violenta morte de uma mulher chamada Angelica e, a partir de então, eles descobrem estar mentalmente e emocionalmente ligados um ao outro, sendo capazes de se comunicar, sentir e apoderar-se do conhecimento, linguagem e habilidades alheias. Cada episódio reflete os pontos de vista dos personagens, que interagem uns com os outros enquanto aprofundam as próprias origens, as próprias diferenças e as experiências passadas que possam uni-los.
Dumplin’
Dumplin’ é um filme que aborda o tema gordofobia. A adolescente Willowdean Dickson, determinada a desafiar os padrões impostos pela sociedade, se inscreve em um concurso de beleza como forma de protesto.
Carrie, a estranha
A história retrata a vida de Carrie White, uma jovem que é impedida pela mãe de levar uma vida comum. Devido a isso e à sua timidez ela é atormentada pelos seus colegas e professores da escola. A jovem descobre possuir poderes telecinéticos e os utiliza para se vingar daqueles que a atormentaram.
Extraordinário
August Pullman é um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade no rosto. Depois de muito tempo sendo educado em casa, pela mãe, Auggie começa a frequentar uma escola.
Por ter uma fisionomia diferente, ele é encarado com desconfiança e até desprezo pelos outros garotos, que fazem comentários bastante maldosos e piadas sobre a sua aparência.
Quem vai ficar com Mário?
Quem vai ficar com Mário? é um filme brasileiro de comédia LGBTQIA+, lançado em 2021 e aborda os temas sexualidade, preconceito, homofobia, machismo e feminismo, em que Mário, um jovem escritor, resolve oficializar sua relação com Fernando, seu namorado e diretor da companhia de teatro em que trabalha, no Rio de Janeiro.
Com amor, Simmon
Simon esconde um grande segredo quanto a sua sexualidade, e tudo se torna ainda mais difícil quando todos descobrem, e fica apaixonado por uma pessoa anônima na internet por quem troca mensagens. A única coisa que sabe dessa pessoa é que são colegas e tinham o mesmo segredo.
Ponte para terabítia
Ponte para Terabítia é um filme baseado em um livro de mesmo nome e trata da história de Jess Aarons que por sofrer Bullying se sente um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão ele treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie Burke, que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos. Depois eles se aproximam e viram amigos, criando o reino mágico de Terabítia, o qual pode ser acessado através de uma corda sobre o riacho.
Histórias cruzadas
Histórias cruzadas é um filme que aborda a questão do racismo nos anos 60. Ele conta a história de uma garota, Skeeter, que quer se tornar uma escritora e começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que abandonaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos das mulheres brancas. A partir daí o filme retrata muitas situações racistas.
Estrelas além do tempo
O filme retrata o auge da corrida espacial entre EUA e Rússia, a equipe formada exclusivamente por mulheres negras e toda a segregação racial da época, como estabelecimentos que só aceitavam pessoas brancas. Baseado em fatos reais, a história mostra o sofrimento vivido pelos negros e como uma equipe formada por mulheres negras provou ser o elemento crucial para a vitória dos EUA.
Preciosa - Uma história de esperança
Uma jovem de 16 anos, conhecida como “Preciosa”, enfrenta uma série de dificuldades. Discriminação, agressão e opressão são alguns dos fatores que fazem parte do seu cotidiano.
No ambiente familiar, a jovem é agredida física e psicologicamente pela mãe e é violentada pelo pai desde pequena, o que resulta em duas gravidez. E na escola, a situação não fica melhor, a jovem sofre gordofobia e racismo por sua aparência.
Com o tempo, é possível notar mudanças no comportamento da jovem, que começa a se abrir com a nova turma e se sentir acolhida.
Material elaborado por Brenda Domingues, Jonas Dias e Savana Oliveira.
Comments