Catiane Pereira de Melo
Gabriela Aparecida Leonel
Joice Marques Ribeiro
São denominados “primeiros socorros” os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma pessoa, vítima de acidentes ou mal súbito, com a finalidade de manter funções vitais e evitar o agravamento do estado de saúde; aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada (Fio Cruz, 2003). Essas situações emergenciais podem ser conduzidas ou até mesmo evitadas de forma rápida, eficaz e segura a fim de estabilizar a vítima e prevenir agravos. No entanto, a falta de informação e preparo para oferecer os primeiros socorros, acabam ocasionando erros que muitas vezes comprometem o bem-estar do paciente.
Os erros mais comuns durante os primeiros atendimentos, dentre outros, são:
1- Iniciar os primeiros atendimentos antes de garantir a própria segurança. Ao se deparar com uma situação que necessite de primeiros socorros inicialmente deve solicitar atendimento especializado (192-SAMU), ou pedir que alguém o faça, e também observando rapidamente se existem perigos para o acidentado e para quem estiver prestando o socorro.
2- Posicionar a cabeça para trás em casos de sangramento nasal ou colocar produtos como por exemplo, absorventes, pó de café no interior do nariz. O indicado é sentar a pessoa posicionando-a com cabeça levemente inclinada para frente permitindo a saída do sangue e aplicar pressão com dois dedos a cima da cartilagem nasal.
3- Utilizar gelo, cremes e soluções caseiras, como pasta de dente e margarina, em cima de queimaduras. O procedimento imediato em casos de queimaduras é lavar com água corrente e abundante por alguns minutos para resfriar o local, evitar o aprofundamento da lesão e diminuir a dor. Também é necessário manter o local limpo e longe de infecções, atentando-se para não estourar bolhas, que servem de proteção para a pele.
4- Realizar manobras para desengasgamento sem atentar-se a idade e as condições associadas. A conhecida manobra de Heimlich tem grande eficácia em situações de engasgo, no entanto tem formas diferentes de ser aplicada conforme a idade e situações como gestação e perda de consciência.
5- Remover ou mover objetos que perfuraram e ficaram presos ao corpo. O correto é imobilizar estes corpos estranhos impossibilitando que se movam até que a esquipe especializada chegue ao local, assim impede-se que ocorra grandes hemorragias e que o ferimento aumente.
Vale salientar que deve sempre esperar o atendimento especializado após os primeiros socorros prestados ou em casos mais leves orientar o paciente a buscar atendimento médico o mais rápido possível. Desta forma conclui-se que a melhor forma de se evitar a ocorrência de erros durante os primeiros socorros é a informação, assim buscar aprendizado e aprimoramento é fundamental.
Referência:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Oswaldo Cruz. Manual de Primeiros Socorros. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf. Acesso em: 01 dez. 2021
Comentários