2018 / Volume 1 / Edição 14
Escrito por: Ana Angélica Sepulvedra Godoy Munhoz - Bolsista PET/MEC/SESU
O QUE É?
O reiki é uma prática de imposição de mãos em que a aproximação ou o toque sobre o corpo tem a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde, eliminando as toxinas, equilibrando o funcionamento das células, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital.
VOCÊ SABIA?
Essa prática aumenta a capacidade de concentração, melhora a memória e leva o indivíduo a refletir sobre si mesmo.
O reiki teve sua origem na cultura oriental japonesa e tem como objetivo potencializar a força vital e harmonizar as dimensões físicas, mentais e espirituais. Nessa terapia são focalizados os chakras, centros de energia do ser humano, que recolhem a energia e fornecem ao corpo. A força vital energiza o indivíduo em vários níveis ao mesmo tempo: no nível físico, pelo calor das mãos; no nível mental, pelos pensamentos ou símbolos Reiki; no nível emocional, pelo amor que flui com elas; e no nível energético, pela presença da pessoa iniciada nesta terapia e pela própria energia Reiki.
QUAIS SÃO BENEFÍCIOS?
A terapêutica possui caráter preventivo e harmonizador e age na causa dos problemas. Por tratar o físico, o psíquico, o mental e o espiritual têm resultados concretos na ansiedade, nas dores, no estresse, na depressão, na insônia, no medo, na insegurança, no pânico, assim como nos órgãos, tecidos e sistemas, cuidando ser humano de forma integral.
ONDE POSSO ENCONTRAR?
No Brasil, o reiki é considerado uma Prática Integrativa Complementar, incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pela Portaria nº 849, de 27 de março de 2017. Assim, essa prática pode ser oferecida no SUS (Sistema Único de Saúde) por profissionais de saúde, por exemplo, pelo enfermeiro habilitado em curso reconhecido por instituição de ensino ou entidade congênere, a partir de uma formação mínima de 360 horas.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 mar. 2017. p. 68.
FREITAG, V.L. et al. A terapia do reiki na Estratégia de Saúde da Família: percepção dos enfermeiros. Rev Fund Care Online, v. 10, n. 1, p. 248-253, jan./mar. 2018.
FREITAG, V.L. et al. Benefícios do reiki em população idosa com dor crônica. Texto Contexto Enferm, v. 23, n. 4, p. 1032-40, out./dez. 2014.
Fonte da imagem: Google imagens.
AUTORES: MUNHOZ, A.A.S.G.; CARVALHO, M.L.N; OLIVEIRA, D.S; MELO, C.P; RIBEIRO, J.F.; OLIVEIRA, P.E; MORAIS, B.S; SILVA, B.D.; PAIVA, E.M.C.; NASSIF, M.S.; FERREIRA, P.M; MELO, R N R.; FRANCISCO, S.C.; SILVA, G.C.N.; MELO, M.L.; ANTONELI , S.O; CHAVES, E.C.; SILVA, S.A.
PROJETO DE EXTENSÃO: CIENFS - COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE
COLABORAÇÃO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM – UNIFAL; ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRO-REITORIA DE EXTENSÃO.
Comments