O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, esse movimento teve início em 2015, sendo criado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!
A OMS reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública, e as razões que culminam nesse fato podem ser bem diferentes, como enfrentamento de conflitos, desastres, violência, abusos ou perdas, senso de isolamento entre outras. As taxas de suicídio também são elevadas em grupos vulneráveis que sofrem discriminação, como refugiados e migrantes; indígenas; lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI); e pessoas privadas de liberdade. Entretanto, o fator de risco mais relevante para o suicídio é a tentativa anterior.
Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.
Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir o suicídio e suas tentativas, como a redução de acesso aos meios utilizados (por exemplo, pesticidas, armas de fogo e certas medicações); políticas para reduzir o uso do álcool; assistência de qualidade a pessoas com transtornos mentais; capacitação de profissionais de saúde para a identificação de comportamentos suicidas e apoio comunitário a pessoas que tentaram suicídio. Vale ressaltar que os esforços para a prevenção do suicido devem ser abrangentes e integrados, envolvendo toda a sociedade.
No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Produzido por: Laura Soares Rodrigues Silva, acadêmica do 7° período de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG, PETiana desde 2019.
Referências:
OPAS BRASIL. Folha informativa – suicídio. 2018. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839. Acesso em: 24 nov. 2020.
CVV. O movimento. 2019. Disponível em: https://www.setembroamarelo.org.br/o-movimento/. Acesso em: 24 nov. 2020.
Comments