Olá, seja bem-vindo (a) à minha página!!
Juntamente com Ana Cláudia Mesquita Garcia, professora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) (e minha orientadora ) desenvolvi meu projeto de iniciação científica intitulado “Tradução e Adaptação cultural da escala Morrow Assessment of Nausea and Emesis (MANE) para a cultura brasileira”.
As estimativas relacionadas à incidência de câncer no Brasil sobem a cada ano, sendo esperado cerca de 625.000 casos novos para ano do triênio 2020-2022 (BRASIL, 2019). Com isso, aumenta-se a demanda pelos tratamentos, destacando-se a ação da quimioterapia que possui como principais efeitos colaterais a náusea e o vômito, acometendo cerca de 70-80% dos pacientes oncológicos (WANG, LOU, ZHANG, 2018).
Se estes sintomas não forem abordados corretamente, cerca de 20% dos pacientes se recusariam a continuar o tratamento quimioterápico, reduzindo a qualidade de vida e a sobrevida global destes pacientes (KARIMI et al, 2017; RHA, LEE, 2017).
A escala MANE, é uma ferramenta que possibilita a avaliação de diversos aspectos relacionados à náusea e vômito induzidos por quimioterapia. É um instrumento composto por 16 perguntas breves sobre frequência, gravidade e duração destes eventos nos momentos pré e pós-quimioterapia antineoplásica (MORROW, 1992).
Se interessou pelo estudo?
Assista o vídeo abaixo para saber mais detalhes da metodologia utilizada e os resultados!!
Comments