Olá pessoal
Meu nome é Joice, sou bolsista do PET Enfermagem e estou no 5° período do curso na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais.
Vim falar um pouco sobre a iniciação científica que eu estou desenvolvendo em parceria com a discente Laura Carvalho de Oliveira e sob a orientação da Prof. Isabelle Cristinne P. Costa e coorientação da Profa. Dra. Andréia Cristina Barbosa Costa e da Profa. Dra. Erika de Cassia Lopes Chaves.
Qual é o tema da minha IC?
Utilização das terapias complementares para controle da dor em pacientes sob cuidados paliativos: SCOPING REVIEW
O que são as terapias complementares?
Segundo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) (BRASIL, 2012), as PICs são consideradas abordagens que visam o trabalho de prevenção de agravos e recuperação de saúde através de tecnologias consideradas eficazes e seguras, que defendem uma escuta acolhedora, ênfase no vínculo terapêutico e na concepção integral do ser humano envolvendo o meio ambiente e a sociedade. Estas práticas têm sido utilizadas com a finalidade de reduzir as dores crônicas, a ansiedade, a angústia espiritual, e também promover saúde e prevenir agravos. Alguns exemplos dessas práticas são o Reike, a Acupuntura, a Aromaterapia, e a Ventosa.
O que são Cuidados paliativos?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos (CP) são uma abordagem de cuidados que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam uma doença ameaçadora da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, por meio do controle da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais (WHO, 2017).
O que é Scoping Review?
De maneira geral, a scoping review compreende um tipo de revisão de literatura que tem como técnica “mapear” estudos relevantes no campo de interesse. Este tipo de revisão tende a abordar tópicos mais amplos, em que muitos desenhos de estudo diferentes podem ser aplicáveis. As revisões de escopo têm grande utilidade para sintetizar evidências de pesquisa e são, muitas vezes, usadas para mapear a literatura existente em um dado campo em termos de sua natureza, características e volume (TRICCO et al., 2016).
Como está a Pesquisa?
A pesquisa foi aprovada pelo edital N. 23- 023/2019 do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária – PIVIC/UNIFAL – MG. Em relação ao seu desenvolvimento, estamos na fase inicial que corresponde a busca dos artigos nas bases de dados. Esperamos que essa pesquisa possa fornecer informações para direcionar os profissionais de saúde na implementação das PICS, com vistas a complementar o tratamento convencional, principalmente, no controle de sintomas psicológicos, emocionais e físicos, como ansiedade, depressão e dor.
Qual a importância da iniciação científica (IC) para o aluno de graduação?
Sou Profa. Isabelle Costa e como orientadora da IC de Joice e Laura, vim reforçar a importância do aluno de graduação em estar desenvolvendo uma pesquisa.
A IC é um espaço da pesquisa destinada aos alunos de graduação para que possam desenvolver projetos de pesquisa, tendo o objetivo de despertar a vocação científica desses e de estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
A IC é a primeira fase da carreira científica da vida do aluno, pois durante o desenvolvimento desta o discente aprende a elaborar um projeto, a sistematizar ideias, a tratar e analisar dados, a construir um artigo científico, pode apresentar em eventos os resultados da pesquisa.
Kommentare