Confira aqui algumas informações que podem facilitar seu entendimento de como ingressar em uma faculdade pública.
Elaborado por: Brenda Domingues Silva, Catiane Pereira de Melo e Daniel de Souza Oliveira – Integrantes do PET Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.
ENEM
O que é o ENEM e pra que serve?
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação do desempenho de estudantes que estão finalizando o Ensino Médio nas escolas de todo o Brasil. Ele é utilizado pelos estudantes para entrar em uma faculdade pública (federal) por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) ou entrar em uma faculdade privada (particular), e também para aqueles que querem concorrer a uma bolsa no ProUni (Programa Universidade para Todos) ou que querem um Financiamento Estudantil (Fies).
Quem pode fazer?
Qualquer pessoa que está concluindo ou alunos que já concluíram o Ensino Médio.
Posso fazer o ENEM apenas para obter um diploma do Ensino Fundamental e Médio?
Não. Aqueles interessados em adquirir o diploma de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio terão que realizar a prova do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A inscrição para a prova é gratuita e ela ocorre em apenas um dia, e contém questões de múltipla escolha e uma redação.
Como faz para participar?
As inscrições para o ENEM iniciam geralmente em Abril ou Maio do ano em que a prova irá acontecer. Elas são feitas online pelo site do Enem e possuem uma taxa de geralmente R$82,00.
Confira o link do tutorial de como realizar a inscrição: https://www.youtube.com/watch?v=aG70l_dyLGQ
Posso pedir isenção da taxa de inscrição?
Sim. Não paga a taxa de inscrição quem está cursando o último ano do Ensino Médio em escola da rede pública, aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolar particulares, e também aqueles em situação de vulnerabilidade econômica por ser membro de família de baixa renda e que tenha o Número de Identificação Social (NIS).
Para pedir a isenção da taxa de inscrição é necessário acessar o site do INEP e procurar por 'isenção da taxa de inscrição.
Como é feita a prova?
O local da prova é informado com antecedência ao candidato do ENEM, que deve estar atento às informações da data e horário de realização, o que deve levar (ex: documentos, caneta...) e o que pode ser levado ou não (ex: embalagens de comidas, água...). A prova é constituída de 4 (quatro) provas objetivas com 45 (quarenta e cinco) questões cada e uma redação de no máximo 30 linhas.
A aplicação das provas ocorrem no final do ano letivo, em dois dias, geralmente dois domingos em semanas seguidas. Os horários de realização da prova geralmente seguem o seguinte cronograma:
Para mais informações, acesse o site: https://enem.inep.gov.br/
SISU
O que é o SISU?
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, em que as Instituições de Educação Superior Públicas oferecem vagas aos candidatos participantes do ENEM, explicado anteriormente.
Como faço para me inscrever?
O processo de inscrição é gratuito, realizado exclusivamente pelo site, em uma única etapa. Para efetuar essa inscrição o candidato deve escolher no máximo dois cursos de sua preferência, por ordem de prioridade, ou seja, primeira escolha (o que se quer realmente), segunda escolha (plano B). O candidato deve se se enquadrar nos tipos de vagas oferecidas:
✗ Ampla concorrência
✗ Cotas: correspondem a metade das vagas reservadas pelas instituições para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. São aqueles com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. O preenchimento das vagas leva em conta ainda critérios de cor ou raça, ou seja, estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Ainda, um percentual das vagas é reservado à pessoa com deficiência.
Enquanto o período de inscrição estiver aberto o candidato pode alterar suas opções. Ao fim da etapa de inscrição o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados, o que varia de universidade para universidade e de curso para curso, de acordo com a pontuação obtida no ENEM e as variações citadas acima.
Cada Instituição Pública (Universidade) oferece um número de vagas por curso, deste modo serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas. Após a classificação será realizada apenas uma chamada (regular), com prazo, para que a matrícula na universidade seja feita. Caso a matrícula não seja feita, a vaga será passada aos próximos candidatos na lista de espera para preencher as vagas não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do SISU o candidato deve acessar o seu boletim, na página do SISU, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma. Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular. O candidato poderá optar por uma das vagas escolhidas na inscrição, e se houver vagas para a lista de espera o mesmo pode ser selecionado para realizar a matrícula na Instituição.
Quem pode se inscrever no SISU?
Candidatos que realizaram o ENEM no ano anterior ao que irá realizar a inscrição podem efetuar a matrícula no SISU, desde que a nota obtida na redação não seja zero, e não se enquadre nas restrições dos editais do ENEM. Algumas instituições adotam notas mínimas/médias para determinados cursos, se a nota do candidato não for suficiente para determinado curso o sistema gera uma notificação.
Para mais informações, acesse o site: http://www.sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas
PROUNI
O que é o ProUni?
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudos integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas (particular) para estudantes que ainda não possuem diploma de nível superior.
Como participar?
Podem participar do ProUni e concorrer a uma das bolsas de estudos qualquer estudante brasileiro que ainda não possui diploma de nível superior, que tenham cursado integralmente o ensino médio, seja em escola pública ou privada e que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É importante lembrar que as pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência física ou intelectual também estão aptas a concorrem as bolsas de estudos.
Para disputar as bolsas de estudos integrais, ou seja, 100% gratuitas, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Para calcular a renda familiar bruta por pessoa soma-se o salário de todos os moradores da casa e divide o valor final pela quantidade de pessoas que moram na casa.
Como se inscrever no ProUni?
As inscrições para o ProUni são gratuitas e realizadas em uma única etapa, online, no site oficial do programa (http://siteprouni.mec.gov.br/). São realizados dois processos seletivos do ProUni por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.
Para participar, basta acessar o site nos dias estabelecidos pelo edital e efetuar o cadastro.
Caso precise de ajuda para concluir o cadastro, você pode acessar o manual passo-a-passo sobre como realizar sua inscrição do ProUni, disponibilizado pelo site QueroBolsa (https://querobolsa.com.br/prouni/como-se-inscrever).
Como funciona o processo seletivo?
O processo seletivo do ProUni é realizado em duas etapas: o processo regular e o processo de ocupação das bolsas remanescentes.
No processo regular pode se inscrever o candidato que participou do ENEM do ano anterior ao qual está realizando a inscrição no ProUni e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do exame e nota acima de zero na redação.
No processo para ocupação das bolsas remanescentes pode se inscrever o candidato que tenha participado do ENEM, a partir de 2010, e que tenha obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Curiosidade!
O ProUni, pensando na permanência do estudante na universidade, possui parceria com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que permite ao bolsista parcial do ProUni financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.
Para isso, é necessário que a instituição e o curso para o qual o candidato foi contemplado com bolsa parcial do ProUni tenham oferta de vagas para financiamento e que o estudante seja aprovado no processo seletivo do FIES.
Para saber mais sobre o FIES, consulte: http://fies.mec.gov.br/ ou ligue 0800 616161.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Programa Universidade para Todos. Tire suas dúvidas. 2019. Disponível em: <http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php#conhecendo>. Acesso em: 28 set. 2019.
BRASIL. Programa Universidade para Todos. O Programa. 2019. Disponível em: < http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa>. Acesso em: 28 set. 2019.
BRASIL. ENEM: Hora de Estudar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2019. Disponível em: <https://enem.inep.gov.br/>. Acesso em: 28 set. 2019.
BRASIL. Sistema de Seleção Unificada. Tire suas dúvidas. 2019. Disponível em: <http://www.sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas>. Acesso em: 28 set. 2019.
QUERO BOLSA. Prouni 2019 - Guia completo. 2019. Disponível em: <https://querobolsa.com.br/prouni?gclid=EAIaIQobChMI4OySx7nz5AIVkAqRCh1xjQysEAAYASAAEgKnY_D_BwE>. Acesso em: 28 set. 2019.
Referências das imagens: Google Imagens
Comentários