top of page

Você sabia que existem vários tipos de intolerância? - ACOEXA

Olá, nós somos o grupo PET Enfermagem da Unifal, esse é o projeto de extensão ACOEXA - Adquirindo Conhecimentos com a Extensão Acadêmica - e nos meses de junho, julho e agosto iremos abordar os assuntos preconceitos e intolerâncias. Material elaborado por Brenda Domingues, Jonas Dias e Savana Oliveira.



TEXTO DE APOIO:

Você sabe o que é intolerância?

De acordo com o dicionário, intolerância significa Ausência de tolerância ou falta de compreensão; Comportamento - atitude odiosa e agressiva - de caráter político ou religioso, daqueles que possuem diferentes opiniões.

Desde o século XVI temos registros de intolerância durante as guerras religiosas entre católicos e protestantes. E também um marco mundial da intolerância é o nazismo, que pela crença da raça superior e não tolerância com o outro, levou ao extermínio de milhares de seres humanos.


Você sabia que existem vários tipos de intolerância?

Intolerância na internet: por ser um local que permite o anonimato e parecer que a impunidade prevalece, as redes sociais estão cada vez mais sendo usadas como um canal para discriminar determinados grupos sociais. No Brasil, a intolerância na internet que mais acontece é a política, seguida por misoginia, preconceitos com deficiência, aparência e raça.

Aparência: dentro dessa intolerância destacamos a gordofobia. Em um sociedade que enxerga apenas o “magro” como bonito faz o outro sofrer consequências com um discurso ódio disfarçado de piada e preocupação com a saúde do outro. Para exemplificar, uma pesquisa realizada em 2013 pelo site de empregos Catho, mostrou que 6.2% dos empregadores confessaram não contratar pessoas obesas nos cargos oferecidos.

Classe social: intolerância relacionada ao poder aquisitivo, acesso à renda, posição social, ao nível de escolaridade e padrão de vida das pessoas. Atualmente, esta forma de discriminação está presente em todos os níveis sociais e pode ser vista em todas as cidades do Brasil, onde conseguimos notar as diferenças da infraestrutura entre os bairros nobres e os da periferia.

Homofobia: é uma aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais (também conhecidos como grupos LGBT). Infelizmente, muitas pessoas ainda reproduzem preconceitos com outras que possuem orientação sexual diferente da delas. Como exemplo, o Grupo Gay da Bahia relata que 326 pessoas foram assassinadas por conta de homofobia no ano de 2014 no país, e outras 318 em 2015. A homofobia geralmente se manifesta por:

agressão verbal e moral;

violência psicológica;

agressão física (empurrões, espancamento, etc);

agressão sexual (estupros);

tentativa de assassinato.

Pessoas com deficiência

Os crimes contra deficientes envolvem intimidação, abuso, comentários de mau gosto, imitações e ataques morais, que muitas das vezes são feitos em forma de “piada”. A intolerância contra deficientes geralmente acontece de forma disfarçada, como exemplo as limitações diárias de locomoção, acessibilidade, empregabilidade e acesso aos estudos. Quando isso acontece, essas pessoas acabam tendo seus direitos e dignidade negados pela sociedade, o que irá refletir em suas vidas pessoais, podendo sofrer de baixa autoestima e passam a vida toda se sentindo impotentes.

Religião

A intolerância religiosa é muito presente no Brasil. No país existem muitas pessoas que seguem vários tipos de religiões, como a católica; evangélica; espírita; umbanda, candomblé e outras religiões de matriz africana; ateus e judaicos. Os maiores problemas geralmente giram em torno do posicionamento das pessoas acerca da crença do outro. Com frequência vemos nos noticiários que pessoas que usam acessórios africanos ou roupas com estampas relacionadas à umbanda sofrem agressão verbal e até física, apenas por usarem acessórios que refletem sua crença.

Racismo

De acordo com o dicionário, recismo é: o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias. Doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras. Não é novidade no Brasil que comentários racistas são em sua maioria velados e até muitas vezes inconscientes, presentes no vocabulário popular e enraizados na cultura.

Misoginia

É o nome dado ao ódio e à aversão às mulheres, que sofrem com o machismo diariamente. Assédio, ódio declarado, incitações a estupro, nudez vazada, pornografia de vingança e discursos em forma de “piada” são alguns exemplos do que representa a misoginia, seja ela on-line ou off-line.

Política

A intolerância política está cada vez mais em evidência no Brasil. Ódio fomentado principalmente a partir de campanhas de eleição. No meio dessa confusão toda, proliferaram memes e notícias falsas nas redes sociais, com discursos extremamente rasos que incentivam o ódio e a divisão, cujo objetivo é desmoralizar o outro lado, aproveitando-se do fato de que muitas pessoas não checam as informações publicadas na internet.

Xenofobia

De acordo com o dicionário, xenofobia é qualquer “desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país”. A crescente onda migratória dos últimos anos fez com que a xenofobia voltasse com força em todo o mundo. A maioria das vítimas são haitianos, árabes e latino-americanos. Além disso, temos no Brasil uma espécie de xenofobia interna, com o discurso de ódio regional sempre presente, principalmente contra nordestinos.


E o que posso fazer?

A intolerância vai muito além daquilo que só o outro faz. É importante estar atento ao que é intolerância, se colocar no lugar do outro, refletir se uma atitude que estou tendo está refletindo negativamente nas outras pessoas e, a partir daí, iniciar uma desconstrução pessoal. Outra ação que pode ser feita e que irá refletir positivamente na sociedade é educar as nossas crianças para não serem intolerantes.


Referências

APPAI. Associação beneficente dos professores públicos ativos e inativos do estado do rio de janeiro. Intolerância. Disponível em:< https://www.appai.org.br/intolerancia/>. Acesso em: 11 jun. 2021.

FUKS, B. B. O pensamento freudiano sobre a intolerância. Psicologia Clínica, rio de Janeiro, v.19, n.1, p.59 - 73. 2007.

G1. 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml>. Acesso em: 11 jun. 2021.

POLITIZE. O que é homofobia?. 2016. Disponível em: <https://www.politize.com.br/homofobia-o-que-e/>. Acesso em: 04 jun. 2021.


Esta atividade é produto do projeto de extensão "Adquirindo Conhecimento com a Extensão Acadêmica" do PET-Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page